Wednesday, February 16, 2011

A Maldição de Saturno

Olá Pessoal,

Eu estava fazendo uma leitura de um cliente uns anos atrás e de repente o mapa dele veio à minha mente devido a um trânsito planetário um tanto que problemático. E senti a necessidade de compartilhar o que acho sobre o trânsito de Saturno sobre a Lua Natal.

De acordo com a Astrologia Védica, Saturno tem uma inimizade natural pela Lua. Durante o período quando Saturno transita pela casa ocupada pela Lua, nós o chamamos de Sade Sati. Os 7 ½ anos, durante pelo qual Saturno transita pela 12ª  , 1ª e 2ª Casas onde a Lua Natal está na 1ª Casa. Já o meu pai me ensinou que em muitos casos o trânsito  de Saturno pela 12ª Casa , Ascendente e 2ª Casa, também tem o mesmo efeito, independente da posição da Lua Natal. O Sade Sati é composto de três períodos de aproximadamente 2 ½ anos cada um. Isso porque Saturno transita cada Casa do Zodíaco por 2 ½ anos. Normalmente na vida de uma pessoa, Sade Sati ocorre 2 ou até  vezes. 


Sade Sati (“A maldição dos 7 ½ anos)
Saturno é considerado como um “tirano cruel”. Ele destrói o ego, o orgulho, e faz agente trabalhar muito duro enquanto ensina as lições que devemos aprender. Se for um planeta benéfico, dependendo da sua colocação no Mapa Natal, Saturno abençoa um com a prosperidade material e espiritual. Já como um planeta maléfico ele transforma a pessoa que fica mesquinhenta, traz muitos obstáculos, faz tudo demorar para acontecer, traz preocupações, tristezas e até a “pobreza”. Durante esses 7 ½ anos, ele ensina por bem ou por mal, os valores que ele representa. Na maioria das vezes para quebrar tendências egocêntricas, impulsos egoístas e outras negatividades. Assim, Saturno, cria obstáculos, dúvidas e depressão. Ele é o planeta que representa o Seva, serviço aos outros e Deus, sacrifícios, deixando de lado as suas vontades e ajudando ao próximo.

O Guru
Nós Hindus, o chamamos de Shani. Shani vem da palavra Sânscrita que significa Shanishcharaya = "Movimentos Lerdos". Ele é responsável por atrasos, retrocessos, despesas, estagnação da carreira, rejeição romântica e solidão. Saturno atrasa as coisas, e torna-as mais difícil, pois nos força a passar por  lições que estão destinadas a nos ensinar, para que os nossos futuros sonhos possam se tornar realidade. Se você não resistir ao objetivo básico que o Saturno vai lhe ensinar, ela dá de volta a sabedoria, a maturidade, disciplina e a realização. Olhando para trás, você vê todas as melhorias feitas em si mesmo, e embora não seja uma época de diversão, rsrs, Saturno é um grande professor, o Guru dos Gurus, mas isso se você se render à ele e aprender a lição, sem resistência alguma. 

O Mito
Desde o começo dos tempos, a crença geral sobre o Sade Sati de Saturno é de um período horrivelmente doloroso e problemático no ponto de vista mental, físico e financeiro. Eu vejo como uma coisa muito engraçada que lá na Índia, ou com os indianos em geral, no momento que eles descobrem que estão para passar pelo período de Sade Sati, vocês tem que ver as reações; eles ficam sombrios, preocupados e com muito medo. Dependendo muito onde Saturno está no seu Mapa Natal, durante o Sade Sati, a pessoa pode, e notem que enfatizei o pode aqui, passar por experiências estressantes, estresse mental, disputas, problemas de saúde, perdas e atrasos nas relações de trabalho e amor. Mas o negócio é que ainda estou para ver uma alma se quer que passe os 7 ½ anos inteiros com estes problemas! Como qualquer trânsito, o efeito não é sentido 24 horas/7 dias da semana, durante o tal trânsito. Aliás!!!!, durante o Sade Sati, muitos eventos auspiciosos ainda podem ocorrer, como casamentos, nascimento dos filhos, a promoção no trabalho e viagens ao exterior. 

Calculando a Astrologia pelo método Védico, no dia 09 de setembro de 2009, Saturno entrou em Virgem, dando início ao período de 7-1/2 do ciclo de Saturno para aqueles com a Lua ou o Ascendente em Libra. Este ciclo atual de Saturno começou em 2005 para aqueles que têm a Lua ou Ascendente em Leão que se completa no final de 2011. O trânsito em setembro de 2009 marcou o fim deste período difícil para aqueles com a Lua ou Ascendente em Câncer. Aqueles com a Lua ou Ascendente em Escorpião irão iniciar o ciclo no dia 15 de novembro de 2011. 



Se você tem tido problemas em todas as áreas de sua vida, você tem o poder de descobrir, com uma consulta, se um trânsito é apenas um planeta “errado” na hora errada, ou se você está passando pelo Sade Sati. E também poderá saber em qual processo você está passando, começo, meio ou fim; assim poderá se preparar melhor. Esta poderia ser a razão para os problemas e obstáculos nesse momento na sua vida. 

Eu vou escrever mais sobre os possíveis efeitos de Saturno em cada uma destas 3 Casas em um outro post em breve.

Namastê,

~ Shakti

2 comments:

  1. Confesso que logo quando eu recebi meu mapa astral eu fiquei um pouco preocupada com os efeitos de Saturno pois tenho ele forte no meu mapa. Mas depois eu me acostumei com a ideia e agora já somos "amigos". Quando eu percebo que alguma coisa está demorando demais para acontecer, lembro dele e penso "ok, é o Saturnão que está agindo", mas logo ele dá uma brechinha e as coisas acontecem lindamente. De acordo com sua leitura, o Saturno poderá provocar, para mim, dificuldades financeiras em um ano e meio. Graças ao seu aviso de "leve o guarda chuva" já estou atenta às minhas decisões financeiras para que esse efeito dele não seja catastrófico. Este é só um exemplo de como a leitura do mapa me ajudou e achei que valia a pena compartilhar.
    Bjos!
    Cris.

    ReplyDelete
  2. o tema (problema) pode ser atribuido por qual casa? A anterior, a casa da lua ou a posterior?

    ReplyDelete