Wednesday, March 30, 2011

Mercúrio Retrógrado


Mercúrio entrará em movimento retrógrado no dia 2 de Abril de 2011 até o dia 23 de Abril 2011.


Durante o período quando Mercúrio está em movimento Retrógrado, dependendo da força de Mercúrio no seu horóscopo, ele pode causar alguns atrasos ou obstáculos nas seguintes áreas:
  • Negócios, viagens e todos os assuntos relacionados com as comunicações podem sofrer atrasos e problemas. Computadores e outros dispositivos que trabalham com informações podem ter falhas, e falhas inesperadas.
  • Esta pode não ser uma boa hora para se inscrever em cursos, para comprar carros ou qualquer coisa relacionada a Mercúrio (equipamentos, livros, carros, celulares, comunicação).
  • É melhor evitar assinar contratos importantes. Caso tais assinaturas forem indispensáveis, então pelo menos leia-os mais de duas vezes antes de assinar.
  • Este é um bom momento para recomeçar projetos antigos ou que foram abandonados ou que você nem chegou a terminar. Assim mesmo, pense sobre as coisas que você começou e não finalizou.
  • Para evitar que coisas ruins aconteçam com você, melhor checar duas vezes a sua agenda, chame seus parceiros de negócios para confirmar que tudo saia como planejado, tenha tudo pronto antes do prazo e deixe algum tempo extra para os imprevistos, porque, acredite em mim, imprevistos acontecem muito mais freqüentemente durante esta fase de Mercúrio Retrógrado. Faça cópias de seus arquivos e documentos importantes, salve seu trabalho com mais freqüência.
  • A outra solução é sair de férias ou pelo menos reduzir o ritmo de seus projetos. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas você vai achar que trabalhando mais lentamente durante o período de Mercúrio Retrógrado irá poupar muitos esforços de refazer a mesma ação que não foi realizado direito ou incorretamente logo na primeira vez.

O que é Mercúrio Retrógrado?

De 3 à 4 e vezes  por ano, o planeta Mercúrio aparenta estar se movendo para trás no espaço por um período de aproximadamente três semanas. "Aparenta" é apalavra chave, porque, tecnicamente falando, na realidade, nenhum planeta se move para trás em suas órbitas em torno do Sol. Eles nem se quer diminuem de velocidade. Os Ciclos Retrógrados são, essencialmente, ilusões que resultam do nosso ponto de vista da Terra, simplesmente porque a Terra também orbita o Sol em uma velocidade diferente dos outros planetas. Mercúrio fica Retrógrado mais freqüentemente do que qualquer outro planeta. Ele chega no máximo à 28º de distância do Sol, e sempre que ele atinge a sua máxima distância do Sol, ele “muda” de direção.

O que eu vim observando nos meus anos estudando a Astrologia, os planetas são mais enfáticos durante suas fases retrógradas, marcando os períodos com eventos aparentemente inevitáveis ou predestinados que se relacionam com suas esferas de influência. Estes eventos são, o que eu acredito, predeterminados, aqueles onde as circunstâncias são impostas sobre nós, ao contrário daquelas que podemos conscientemente decidir, implementar ou resolver. Especialmente, as questões não resolvidas do passado tendem a voltar a nos tormentar e demandam ser resolvidas.

Estas fases retrogradas nos apresentam uma série de eventos sobre os quais parece que temos pouco ou nenhum controle consciente, ou voluntário (para entender melhor), relacionados, sobretudo ao signo em que ocorre a (e aqui vai mais uma nova palavra inventada por mim) “retrogradação”, embora isso não quer dizer que as nossas respostas estão fora de nosso controle. Por exemplo, Mercúrio Retrógrado em Capricórnio (ambição, lealdade) desperta conjuntos de circunstâncias bastante diferentes daquelas geradas quando ele está retrógrado em Sagitário (liberdade, independência).

Um período retrógrado é melhor visto como um ciclo, início, quando o planeta começa a “diminuir” sua velocidade até chegar a uma parada antes de começar “andar para trás” e termina quando ele retorna ao ponto onde ele primeiro estacionou. No entanto, durante o ciclo, a energia de um planeta é mais poderosa, pelo o que eu tenho observado, quando o planeta se desloca lentamente, e especialmente quando se estaciona, aparecendo imóvel no céu.
Estes períodos estacionários ocorrem próximo ao início do ciclo (quando o planeta primeiro pára, para começar a “voltar”) e no meio do ciclo, quando o planeta retrógrado diminui a velocidade até parar antes de avançar em movimento direto novamente. A estação direta (quando o planeta pára antes de avançar pra frente novamente) é a mais poderosa e pode ser usado para o benefício máximo.

Os Efeitos

Em geral, Mercúrio rege a habilidade de comunicação e a percepção, processamento e disseminação de informações e todos os meios de comunicação, comércio, educação e transporte. E por tabela, as pessoas regidas por Mercúrio que trabalham nestas áreas, especialmente aqueles que trabalham com a mente ou a sua inteligência: escritores e oradores, consultores, analistas e críticos, fofocas e spin médicos, vendedores, professores, viajantes, “trapaceiros e ladrões”. Mercúrio tem também um lado oculto, e por isso a cura, a astrologia e a transmissão do conhecimento espiritual também são regidas por Mercúrio.

Mercúrio Retrógrado dá origem aos desentendimentos pessoais, falhas em comunicações, interrupções ou retardados nas negociações e no comércio; falhas e prejuízos com telefones, computadores, carros, ônibus e trens. E todos esses problemas geralmente surgem porque alguma peça, ou componente, crucial de informação não é boa ou foi desviada.
Não é exatamente aconselhado fazer decisões importantes durante este período de Mercúrio Retrógrado, pois é provável que tal decisão seja obscurecida por desinformação, má comunicação e/ou pensamento descuidado. O Mercúrio rege a clareza mental e o poder da mente, por isso, quando Mercúrio está retrógrado essas características intelectuais tendem a ser menos acentuada do que o habitual, como se as propriedades críticas fossem desativadas. Preste muita atenção aos detalhes!

O negócio importante aqui é o FOCO. As fases de Mercúrio Retrógrado tende a trazer mudanças imprevistas e bloqueios, mas o agravamento e a frustração que muitos de nós experimentamos durante esses períodos são muitas vezes devido à nossa própria incapacidade de fluir com o fluxo. Eu acredito que isto é devido à fixação do nosso ego.

Mercúrio define a recomposição dos nossos processos de pensamento e para muitos de nós isso é doloroso e frustrante. Questões não resolvidas do passado tendem a voltar. Além disso, essas experiências revelam falhas em nossa organização interna, bem como o nosso planejamento externo, que pode nos fazer sentir tolos e inadequados. Mantenha os olhos abertos; o período de Mercúrio retrógrado nos dá a chance de descobrir exatamente o que foi perdido!

Mercúrio Retrógrado, como qualquer outro aspecto cósmico, afeta as pessoas de forma diferente, dependendo de onde ele está no seu Mapa Natal. Algumas pessoas realmente prosperar nestas fases, principalmente se Mercúrio estiver retrógrado, mas com um bom aspecto no Mapa Natal. É também um momento em que ações ou eventos que começaram, ou que você deu início quando Mercúrio estava Retrógrado da última vez, em Dezembro do ano passado, podem trazer os resultados ou conclusões ou finalizações agora.
Para saber como Mercúrio Retrógrado irá afetar o seu Signo, consulte as minhas Previsões Astrológicas de Abril (publicadas no dia 1º de Abril.... e isso não é mentira.....:o)