Wednesday, January 30, 2013

Ketu - O Positivo dentro do Negativo


Como Rahu, Ketu é também um planeta imaginário ou um nódulo que está posicionado opostamente ao Rahu. As constelações que eles regem são as de Ashwini, Magha e Moola.

Uma história interessante que eu descrevi enquanto a discutia sobre o Rahu é que o nódulo do Norte é chamado Rahu e o nódulo do Sul é conhecido como Ketu. Na mitologia Védica, acredita-se que Ketu representa a cauda do Dragão.

O nó do Sul ou Ketu é considerado como um ponto do Karma (ou responsabilidade desta vida agora), um tanto que difícil.
Karma não é pagar pecados.

Não significa que você está pagando (sofrendo) agora ou recebendo frutos das suas ações que você fez na vida passada.
Cada alma passa uma experiência determinada em situações já determinadas e com o destino já escrito.

O script já está desenhado. O negócio é como você executará suas responsabilidades, dependerá de você. Tudo o que você faz, se nasceu do seu mais íntimo instinto, será a mais correta ação que você tomará, visto que esteja livre de qualquer emoção egoísta ou baseada no próprio benefício.
O outro lado da Ketu representa a tendência para o Moksha ou libertação e domínio do conhecimento “secreto e misterioso”.

Isso não quer dizer “guardar segredos”. 

Não!

Significa o domínio do conhecimento elevado. Aquele conhecimento que só aprendermos quando sofremos. Quando realmente comemos o pão que o diabo amassou.

SABEDORIA.

E cada um de nós podemos atingir esse nível. Precisamos somente acreditar.
Rahu e Ketu são famosos por dar resultados súbitos e inesperados. 

Ambos Rahu e Ketu são as partes do mesmo “Dragão”. Eles estão à 180o de distância um do outro. Quando Ketu, Sol e Lua estão na mesma longitude no zodíaco, é quando o eclipse lunar ocorre. Rahu tem inimizade especial com Sol e Lua do que o Ketu.

Em termos de profissão, Ketu rege os sábios, mágicos, médicos e astrólogo.
Ambos Rahu e Ketu, por serem um ponto de referência no céu, eles são forças que mostrar influências Kármicas e espirituais no mapa natal.

Como Rahu, Ketu também não descarta qualquer signo do zodíaco, uma vez que não tem aparência física. Nossos Rishis tem colocado signo de Sagitário como a casa de exaltação para Ketu.

Ketu é considerado forte sinal de Júpiter.

Ele se sente confortável com Mercúrio, Vênus, Saturno e Rahu. É neutro para Júpiter e seus inimigos são Marte, Sol e Lua.

Ketu é o “planeta” significador da espiritualidade. A pessoa influenciada pelo planeta é dotado de realizações espirituais. Seus outros aspectos também afetam a sua tendência para a consciência religiosa e espiritual.

Tais pessoas têm um poder de cura e tem a capacidade de curar através do seu poder espiritual.

Se o Ketu estiver em uma posição favorável no Mapa Natal, ele traz muita sabedoria e intuição.

Se for desfavorável, ele causa depressão desnecessária, falta de concentração, preocupação sem limites, ansiedade e paranóia.

Ketu tem  também muitos lados positivos, mas que são ignorados e os astrólogos somente atribuem ou analisam as suas influências negativas.

Eu acredito que isso seja pelo fato de que Ketu, em si, possui a uma falta de intimidade com os planetas e o seu papel em nossas vidas.

Primeiro, a influência Ketu é absolutamente essencial para Moksha (liberação) de ocorrer. No Mahabharat, Rahu é mencionado pela primeira vez na agitação do oceano para liberar o néctar da imortalidade (Amrit).

Claro, sabemos que Ketu é a contraparte de Rahu.

Eu não vou explicar agora a relação entre esta história no Mahabharat, no Jyotish e Kundalini Yoga. Deixarei para um outro artigo.

Mas para encurtar a história, em todos os três casos, o papel dos Nódulos Lunares é proporcionar uma força de empurra-puxa, que produz o movimento de agitação. O movimento que tira o que está sendo afetado, da posição de “status-quo”. Como Plutão faz, mas no nível da consciência e subconsciência.

Em termos astrológicos, Rahu é o que dá, enquanto Ketu é o que tira.
Por esta razão, Rahu é creditado como sendo o enganador, manipulador, aquele que ofusca a sua visão. Isto é porque qualquer coisa que você “pensa” que você deseja, quer dizer que você está apegado e a ilusão da felicidade e que tal existe somente através de ganhos materiais ou poderes até mesmo espirituais.

Ketu é o emancipador. Porque ele remove tudo que Rahu lhe deu.

Porque?

Para mostrar que você é completo sem o nome, fama, poder, riqueza sem precisar do Rahu.

Ketu mostra que todos os ganhos mundanos são meramente temporário e, portanto, a felicidade permanente deve ser buscada em outro lugar = dentro de si.

Ele promove muitos benefícios de purificação nas nossas vidas material. A influência de Ketu em qualquer casa pode ser muito benéfica. Na verdade, o que eu estou dizendo aqui pode igualmente ser aplicada à sua influência sobre os planetas.

Por exemplo:
Eu tenho Ketu na 4a Casa. Ketu aqui, irá me “roubar” ou tirar de mim a minha “casa” ou “mãe”. E foi isso mesmo que ele fez. Eu não moro no Brasil, onde é verdadeiramente a minha casa e nem estou com a minha mãe. Mas em compensação, toda a minha vida social, minha clientela, estão no Brasil. E somente saindo do Brasil, eu encontrei circunstâncias que me elevaram tanto que sou agora capaz de passar tudo que sei e ajudar aos outros através da Astrologia.

Estes são alguns atributos que, baseados na minha experiência, posso dizer;

  • \  A influência mais difícil do Ketu é sobre a saúde física, saúde mental, e privilégio material.


  • \ A influência mais benéfica de Ketu é sobre a transparência do conhecimento espiritual, reflexões intelectuais, expressão de arte, que, em sua forma verdadeira, é uma expressão do espírito.
  • \  A conjunção e oposição do Ketu são muito mais difíceis do que são os aspectos do trígono por causa da influência do puxa/empurra com Rahu.
  • \  O impacto de Ketu na saúde mental é negativo, desde que a  pessoa estiver apegada no próprio nome, fama, poder e riqueza que foram concedidos por Rahu. Mas será positivo na medida em existir o desapego para estas coisas e não lhe afetará no caso da perda destas coisas materiais.

\ O impacto sobre a saúde física é semelhante ao da saúde mental, porque a saúde física, muitas vezes começa na mente.

\ Quando Ketu transita pela a 3a, 6a e 11a Casa, ele dá resultados auspiciosos. Os resultados do Ketu são bastante semelhantes aos resultados de Marte.

Como Ketu afeta o seu Mapa?

Faça uma consulta comigo e descobriremos juntos.

Namastê,
~Shakti