Friday, September 29, 2017

COMO MELHORAR SEU CORPO DE ACORDO COM O SEU SIGNO DO ZODÍACO


Independentemente do seu Signo, todos possuem um pedaço de cada Signo dentro deles, e não apenas espiritualmente, mas também em um nível físico. Na verdade, todas as áreas do corpo são regidas por uma determinada Energia do Zodíaco.

Na Índia antiga, os médicos estudavam os Signos, as Casas e os Planetas para determinar o tratamento de um paciente. E, embora tenha sido há muito tempo que o método está fora da prática, ainda há um grande valor na compreensão das maneiras como a Astrologia pode ajudar a curá-lo.
Na minha tese de Mestrado e PhD eu tentei provar como podemos encontrar a raiz das doenças que se manifestam no corpo físico através de uma análise detalhada das posições dos Signos e Planetas nas Casas.

Este artigo é parte de uma série onde eu explico separadamente os males causados pela falta de equilíbrio energético de cada Signo, Casa e Planeta.

Para que haja um “diagnóstico” preciso, é necessário considerar todos os aspectos do Mapa Natal da pessoa. Por isso, levar em consideração somente um aspecto, como por exemplo, só os Signos, pode-se errar na constatação do diagnóstico. Este e os próximos textos que aqui escrevo, servem somente para uma educação em geral. Sabendo sobre estes atributos, não faz de você uma pessoa apta para diagnosticar ninguém. Levam anos de aprendizado e experiência astrológica e clínica para que estes ensinamentos possam ser aplicados não só em você, mas como para os outros também.
Por isso, eu peço, por favor não utilize essas informações de maneira indevida. Eu não me responsabilizo pelo uso dessas informações de maneira indevida.

Então, vamos lá.....

Segundo a Astrologia Védica, cada Signo/Casa do Zodíaco é responsável por uma parte específica do corpo, e se algum desequilíbrio se manifesta nestas regiões, canalizar a Energia desse Signo pode ser útil.

Áries

  • Parte do corpo: Áries rege a cabeça, cabelo e rosto até os lábios superiores.
  • Energia: A Energia de Áries tem a ver com a liderança, a ambição e autodeterminação. Ele também controla as emoções da raiva, confiança e coragem.
  • Desequilíbrios: Quando a Energia de Áries está fora de equilíbrio, ela pode se manifestar sob a forma de enxaquecas, dores de cabeça, problemas no corrimento nasal e nas cavidades do crânio (sinusite). Pode também aparecer na forma de problemas de visão (cataratas ou perda de visão) e perda de cabelo. Dependendo das posições Planetárias no Mapa, podem haver problemas neurológicos, distúrbios mentais e males do tipo. 
  • Cura: O Signo do Áries ama viver a vida que deseja. Ele é super intenso! Se você se esconde ou se coloca em segundo plano, ou se você tem um Ego forte, talvez seja hora de equilibrar tudo. Isso também pode significar que você precisa diminuir o pensamento excessivo, diminuir o ritmo ou prestar atenção ao mundo ao seu redor. Eu, particularmente, recomendo a Meditação Vipassana neste caso. O problema é fazer um Áries sentar-se mesmo por 5 minutos, quieto. É quase impossível se não tiver algum Planeta que ajude nesta prática. 

Touro

  • Parte do corpo: Touro rege o pescoço, garganta, glândula tireóide  laringe, queixo, maxilar inferior, orelhas, ouvidos, língua, cordas vocais, veia jugular e amígdalas.
  • Energia: A Energia de Touro tem a ver com consistência e estabilidade. Ele rege bens materiais ou físicos, e os sentimentos de segurança e autoconfiança e a beleza ou a simetria do rosto da pessoa. 
  • Desequilíbrios: Quando a Energia de Touro está fora do equilíbrio, ela pode surgir sob a forma de dor de garganta, voz rouca problemas da fala e/ou paladar. Também pode haver problemas dos dentes. Psicologicamente, esse desequilíbrio pode gerar o medo de perder alguma coisa, ou melhor dizendo, um certo apego destrutivo na pessoa. Problemas de audição também são vistos neste Signo.
  • Cura: o Touro é muito prático, a fim de ser seguro e organizado na vida. Se você não se sente “com os pés em chãos firmes” ou como se estiver em um loop perpétuo de algum tipo, talvez seja hora de prestar atenção à sua área de garganta. Uma maneira de fazer isso é, cantar e/ou recitar Mantras em forma musical. Gargalos diários podem ajudar a estimular esta Energia de Touro.

Gêmeos

  • Parte do corpo: Mãos, dedos, braços, ombros, costelas superiores, pulmões, brônquios, traquéia, glândula timo, nervos e sistema nervoso.
  • Energia: Gêmeos se expressa livremente e organiza seus pensamentos de forma compreensível para outras pessoas. Gêmeos são grandes conversadores, escritores e oradores.
  • Desequilíbrios: Em termos de comportamento e psicologia, desequilíbrio da Energia de Gêmeos apresenta-se como pensamentos dispersos e processos mentais confusos. Também pode criar uma personalidade fofoqueira e dizer coisas sem pensar. No corpo físico, tal desequilíbrio se manifesta através de problemas de dores de nervos, asma, bronquite, problemas imunológicos e/ou de autoimunidade. Como também problemas nas mãos e dedos. 
  • Cura: Exercício físico é altamente recomendado, porém o benefício maior virá da prática diária de Dança, Yoga, Qigong, Tai Chi e um tratamento de Acupuntura regular. A prática diária da escrita (diário) e leitura ajuda muito nos males comportamentais e psicológicos, como também afeta nos males físicos.

Câncer

  • Parte do corpo: Peitos (mamas), esterno, estômago, sistema digestivo, costelas inferiores, útero e pâncreas.
  • Energia: A Energia de Câncer tem a ver com as suas emoções e sua expressão dos seu sentimentos e da verdade. É também uma Energia muito simpática, fazendo você querer servir aos outros.
  • Desequilíbrios: A manifestação do desequilíbrio energético do Câncer está nas emoções incontroláveis, exaustão, irritabilidade e o desejo de estar sozinho. O câncer de mama é uma das manifestações mais comum deste desequilíbrio. Refluxo gástrico, indigestão crônica, diabetes (Tipo 1 e 2), problemas com a gravidez e o câncer do útero,  também podem se manifestar com tal desequilíbrio. 
  • Cura: Trabalhos humanitários, voluntariados, especialmente com crianças ou pessoas necessitadas traz um benefício grande. Porém, aprender a se desapegar de relacionamentos, mas ao mesmo tempo gerar um amor incondicional traz um benefício incomparável. Cozinhar, cuidar da casa também são terapias que funcionam. Não é nem preciso mencionar que uma dieta saudável é fundamental. 

Leão

  • Parte do corpo: Coração, parte superior das costas, coluna vertebral, baço e aorta.
  • Energia: O Leão tem a ver com tudo o que diz sobre o deu verdadeiro Eu. A sua Energia confiante, desdenhosa e determinada precisa ser expressada. E isso inclui a sua inteligência e experiência, como o propósito de ajudar aos outros. Só assim, a atenção que o Leão tanto “necessita”, pode ser gerada. 
  • Desequilíbrios: Quando está fora do equilíbrio, a Energia Leão se manifesta sob a forma de problemas cardíacos, indisponibilidade emocional, baixa autoestima, timidez ou preocupação demasiada com os medos e principalmente, uma arrogância exaltada. 
  • Cura: A expressão criativa é uma das soluções para equilibrar a Energia de Leão. Arte, poesia, música, teatro são o caminho a seguir. O Yoga ajuda a abrir a área do coração, assim como comunicar os seus sentimentos com as pessoas que mais se importam também traz benefícios. Mas não tanto quanto ouvir e compreender aos outros. Você não precisa concordar com tudo e todos, mas precisa aprender a gerar um amor incondicional (como o Câncer). Exercício físico e a Massagem Ayurvédica são indicados como tratamento para esse desequilíbrio. 

Virgem

  • Parte do corpo: Pele e intestinos.
  • Energia: O Virgem tem seus pés bem engalfinhados no chão. É uma Energia bem realista. A obstinação (não adianta negar, você é obstinado em alguma coisa ou outra), dá-lhe a motivação para superar os tempos difíceis, e sua Energia também tem a ver com a necessidade de analisar os detalhes minuciosos da vida.
  • Desequilíbrios: Problemas digestivos como constipação, absorção de nutrientes (anemia), eczema, problema crônico com espinhas, câncer de pele ou intestino, ocorrem quando a Energia de Virgem está fora de equilíbrio. Ele também se manifesta sob a forma de comportamentos obsessivos, teimosia demasiada e excesso de pensamento.
  • Cura: É essencial que você aprenda a se aliviar do apego de algumas das expectativas que você coloca para si mesmo. Você deve acalmar sua mente e começar a prestar atenção naqueles pensamentos que constantemente o perturbam. Cultivar a criatividade, o exercício físico e uma dieta light de preferência vegana, e a Meditação Vipassana, podem ajudá-lo a trazer a paz e o equilíbrio ao seu corpo.

Libra

  • Parte do corpo: Rins, bexiga, parte inferior das costas e os órgãos de reprodução.
  • Energia: A Energia de Libra tem a ver com as relações interpessoais, trocas, simbiose.
  • Desequilíbrios: O desequilíbrio desta Energia pode manifestar-se sob a forma de isolamento demasiado ou forte dependência nos outros. Infecções da bexiga, micção freqüente e dor nas costas também são manifestações sintomáticas.
  • Cura: Caminhadas ao ar livre é o começo. Artes que envolvem movimento, incluir mais cores na casa, no ambiente de trabalho também ajuda. Mas o que mais vai ajudar é aprender a não depender das opiniões dos outros. Comece uma jornada de autoconhecimento e você irá descobrir o quanto diferente você realmente é em relação com quem você acha que é.  

Escorpião

  • Parte do corpo: Órgãos de eliminação, genitálias, ânus, uretra, glândulas sudoríparas.
  • Energia: Esta Energia trata-se de transformação e aprendizagem das experiências da vida. A Energia do Escorpião também tem a ver com a exploração do seu lado escuro do seu Ser e brilhar a luz nele. Quer dizer, trabalhar com o seu subconsciente e trazer tais assuntos para o consciente para que você possa trabalhar com eles. Nós não podemos melhorar o que não sabemos o que precisa ser melhorado, não é?
  • Desequilíbrios: No desequilíbrio desta Energia é comum sentir-se preso e dominado por grandes mudanças que acontecem de repente. Pode manifestar-se como depressão, DST e um libido excessivamente ativo ou inativo.
  • Cura: Aceitar mudanças e tratar abertamente o aspecto sombrio da sua personalidade, você pode conseguir equilibrar a Energia Escorpiana. A Meditação, o Kundalini Yoga (a instrução correta desta modalidade de Yoga e Meditação é imprescindível) podem ser úteis. Mindfulness ajuda mais ainda!

Sagitário

  • Parte do corpo: fígado, quadris e coxas e pernas (acima do joelho).
  • Energia: Ensinar, aprender e explorar é o que a Energia de Sagitário é manifestada de uma maneira saudável. Eles estão sempre preparados para fazer uma aventura e embarcar em uma jornada para entender a vida e o mundo.
  • Desequilíbrios: As patologias se manifestam da forma de problemas de fígado, dor nos quadris, inquietação e até excesso de indulgência. Alternativamente, pode se materializar como passividade e falta de vontade para ampliar seus horizontes e manter uma mente aberta.
  • Cura: A melhor maneira de equilibrar a Energia de Sagitário é viajar (mesmo que se for só na imaginação) e aprender novas coisas, para que você possa expandir e abrir a mente. Exercitar traz grandes benefícios. Porém, como eu sempre ensino nas minhas consultas e aulas, passar o seu aprendizado aos outros, seja na forma falada ou escrita, é o que realmente cura o desequilíbrio desta Energia. 

Capricórnio

  • Parte do corpo: dentes, ossos e joelhos.
  • Energia: Energia Capricórnio tem a ver em fazer as coisas de forma organizada e prática. Devagar e sempre. É muito ambicioso e motivado para alcançar seus objetivos.
  • Desequilíbrios: O desequilíbrio da Energia de Capricórnio se manifesta sob a forma de trabalho excessivo, problemas no joelho, cáries e/ou problemas dentários. Também pode levá-lo a exercer demasiada pressão sobre si mesmo e trabalhar demais, como uma forma de escapar para não enfrentar as emoções.
  • Cura: A prática recomendada aqui é fazer uma pausa e reexaminar seus objetivos. Reorganizar sua agenda para dar mais tempo para às atividades de lazer (o que você gosta e não o que a sociedade vê como lazer), ao invés de trabalhar, e hobbies como meditação, yoga ou até manter um diário também são atividades benéficas.

Aquário

  • Parte do corpo: Sistema circulatório, tornozelo, tendão de Aquiles, panturrilha e calcanhar. 
  • Energia: A Energia de Aquário é inovadora e evolutiva, e tem a ver com a perspectiva mais ampla das situações e do ser humano.
  • Desequilíbrios: A Energia desequilibrada do Aquário pode fazer com que a pessoa perca o contato com a realidade. Os sentimentos de ansiedade e até mesmo ataques de pânico. Problemas com a circulação e nas partes do corpo citada acima também podem se manifestar.
  • Cura: É essencial que você trabalhe para trazer suas idéias à vida, para reconhecer como suas criações se encaixam no quadro geral e como tais idéias ajudam na sociedade, e não apenas você e a na sua vida. Faça coisas que te realizam e inspiram, e rodeie-se de pessoas semelhantes com quem você pode aprender. O Yoga, em particular, o Ashtanga Vinyasa Yoga, Acupuntura e o Qigong, trazem inúmeros benefícios físicos para o Aquário.

Peixes

  • Parte do corpo: Internamente, Peixes rege o sistema linfático, fluidos, sangue e as funções das glândulas em geral. Externamente, ele controla os pés, a glândula pineal e o sistema imunológico.
  • Energia: Peixes tem a ver com a sua própria espiritualidade, criatividade e expressão através da arte, música e dança. Peixes prefere muito mais representar um outro alguém do que ser eles mesmos. Não surpreende o fato que as pessoas que tem Peixes em Ângulo no Mapa, sejam atores, artistas e sonhadores.
  • Desequilíbrios: Inchaço, reação alérgica às drogas, lesões nos pés e problemas relacionados são queixas comuns, mas a sua natureza emocional também pode torná-lo vulnerável a doenças psicossomáticas. A susceptibilidade da natureza do Peixes às drogas e ao álcool como forma de lidar com as pressões do mundo precisa ser abordada de forma sensível e realista.
  • Cura: Na minha opinião, a Meditação (qualquer modalidade de sua preferência) é a solução mais adequada para trazer o equilíbrio na Energia de Peixes. A Meditação, guiada por um professor que sabe e pratica bem a arte da Meditação, abre portas para tudo que precisa ser trabalhado. Ela traz muito do que o Peixes não está consciente, para o consciente.
Perguntas, críticas CONSTRUTIVAS ou somente um comentário, por favor, faça-o abaixo. Quero muito do que você acha. 


Aguardem a próxima parte.

Namaste,
~Shakti
shakti@astroshakti.com