Monday, January 1, 2018

As Fases da Lua para o mês de Janeiro 2018


Cada dia da Lua tem uma certa significância, em geral. 

Pratipat – O 1º Dia após a Lua Cheia ou Nova; é o dia do Deus Agni e é propício para o início de qualquer evento, religioso ou não.

Dvitiya – O 2º Dia após a Lua Cheia ou Nova; esse dia é regido por Vidhatra ou Brahma e é propício para colocação de fundações para edifícios, prédios, casas e outras coisas de natureza permanente.

Tritiya – O 3º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Gauri é o senhor deste dia e é bom dia para se embelezar, cortar os cabelos, fazer as unhas e depilação.

Chaturthi – O 4º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Chaturthi Yama e Ganapati (Ganesh) é o Deus que rege esse dia;  é bom para enfrentar os inimigos, a remoção de obstáculos, e os atos de combate.

Panchami – O 5º Dia após a Lua Cheia ou Nova; O Naag ou Serpente rege este dia; é favorável para administrar medicamentos, o purificação de toxinas (detox) e cirurgia.

Shashti – O 6º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Kartikeya rege este dia; é favorável para a nomeações, fazer novos amigos, festas e diversão.

Saptami – O 7º Dia após a Lua Cheia ou Nova; é regido por Surya (Sol), neste dia pode-se começar uma viagem, comprar os veículos, e tratar de outras coisas com natureza móvel.

Ashtami – O 8º Dia após a Lua Cheia ou Nova; regido por Rudra, este dia é auspicioso para a construção de uma defesa e fortificação.

Navami – O 9º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Ambika é a Deusa que rege este dia, que é apropriado para eliminar os inimigos e os atos de destruição e violência.

Dasami – O 10º Dia após a Lua Cheia ou Nova; O dia é governado por Dharmaraja; é auspicioso para os eventos de natureza espiritual, para as práticas espirituais e outras atividades piedosas.

Ekadasi – O 11º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Vishve rege este dia. Neste dia deve se ficar em jejum, participar em atividades devocionais, e a lembrança do Senhor Supremo. Este dia tem um significado muito religioso, em especial no hinduísmo e no Jainismo - normalmente observado pelo jejum e pequeno pujas.

Dvadasi – O 12º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Regido por Vishnu ou Aditya este dia é propício para cerimônias religiosas, do fogo sagrado, e o desempenho dos seus deveres, dharma, propósito, SEVA. – O 5º Dia após a Lua Cheia ou Nova;

Trayodasi – O 13º Dia após a Lua Cheia ou Nova; auspicioso para cerimônias de Pradoshama, início de um livro (ler ou escrever), aprender dança, música, arte, planejamento para obtenção de prosperidade.

Chaturdashi – O 14º Dia após a Lua Cheia ou Nova; Shiva é o Senhor deste dia que é adequado para administrar medidas remediais.

Amavasya (Lua nova) – A Deusa Kali rege este dia. Este dia é muito auspicioso para cerimônias de reverência aos mestres e antepassados, meditação, doações de alimentos, alimentar animais (vacas, cães e corvos). Não se inicia nada durante esta fase de Amavasya. Somente após esse Tithi.

Purnima (Lua cheia) – Arunachal rege este dia. É propício para todas as atividades auspiciosas, compras, doações de alimentos e meditação. Neste (ou, na minha opinião, todos os dias) deve-se evitar de comer qualquer coisa que precisou morrer para chegar até sua boca. Não querendo ser sarcástica, mas qualquer coisa que se move, anda ou respira durante sua vida, não deve ter sua vida brutalmente terminada para satisfazer as suas papilas gustativas, quando você tem a opção  de se alimentar de outros seres que existem para este propósito..... plantas e vegetais.

Namaste,
~Shakti
shakti@astroshakti.com