Sunday, February 3, 2019

Sade Sati ⟿ Os 7 ½ anos de Saturno ♄



Durante meus 12 anos de prática com o Jyotish (Astrologia Védica), eu reparei que existem 3 tipos de Sade Sati. 

O que é um Sade Sati?

O mais comum e o mais considerado pelos Jyotishis (astrólogos) é o trânsito de Saturno pela 12ª, 1ª e 2ª Casa a partir da 🌕Lua Natal. 

Na minha experiência pessoal, o Sade Sati deu nítida evidência quando Saturno transitou pela minha 12ª, 1ª e 2ª Casa a partir do meu Ascendente. 

E tem um terceiro trânsito onde vi evidências em outros mapas foi quando Saturno transita pela 12ª, 1ª e 2ª Casa a partir do Saturno ♄ Natal. 

O medo imposto pelos Jyotishis por aí sobre este trânsito é algo que me deixa PU🤬🤬 da vida!!!

Vocês não tem idéia das barbaridades que ouço de alunos e clientes que me dizem ter ouvido nas consultas com certos astrólogos. Uma imbecilidade e crueldade fora do controle que simplesmente impede qualquer atitude de auto evolução. E isso me motivou a escrever este post para desmistificar a visão equivocada destes seres que se auto proclamam serem jyotishis. 

Os trânsitos e ciclos do Saturno podem ser considerados ciclos de realização e maturidade. Quando Saturno constitui um aspecto difícil de um ponto pessoal no nosso mapa, podemos sentir que certas coisas ficam mais lentas.  Nos deparamos com atrasos, frustrações e pressões. Mas período também nos desafiam a encarar a realidade, abrindo-nos, assim, a elevação da sabedoria e à liberdade que vem com a vida, de verdade! 🙋🏻‍♀️Sou testemunha!

Decisões significativas são frequentemente tomadas durante trânsitos específicos de Saturno, especialmente se fizer aspecto sobre os Planetas pessoais no mapa. Esses trânsitos retardam a vida (ou, pelo menos, é assim que percebemos e é assim que parece) e nos forçam a viver nossas vidas no presente. 

No Sade Sati, parece que a vida é um trabalho penoso. Geralmente são momentos em que nossa vida parece se mover tão devagar, a passo de caracol e os avanços são difíceis de ver. É muito desmotivador, e muitos de vocês sabem exatamente do que estou falando. 

Mas não deve ser nisso que precisamos focar.  O que nós achamos como um trabalho penoso também nos dá a oportunidade de ganhar força interior para nos tornar mais responsáveis no que nós fazemos e dizemos, e para eliminar desperdícios ou excessos em nossas vidas. 

Saturno é minimalista. Ele gosta da simplicidade. Basicamente, o que acontece é uma forma de aparar ou enxugar na área da vida afetada por Saturno. Esta é a fase onde nos livramos de tudo em nossas vidas que não estão funcionando para nós no mundo real. Ele quer ensinar-nos a focar em melhorar e fortalecer as coisas que servem um propósito útil em cada um de nós. 

O início do Sade Sati pode ser considerado um período de conservação. Geralmente construímos nossas reservas e conservamos nossa energia durante esses períodos. 

Atrasos e pequenos problemas ocorrem mais frequentemente. As coisas fracassam, nossas necessidades muitas vezes não são atendidas pelos outros, muitas vezes nos sentimos incompreendidos  e a tendência é achar os outros ignorantes e antipáticos, embora isso seja freqüentemente uma percepção, mas isso faz muitas vezes nos sentirmos sobrecarregados ou sobrecarregados.

O Sade Sati nos ensinam a assumir responsabilidade por nós mesmos. No início do Sade Sati, podemos sentir que o mundo é um lugar frio.

👉🏼👉🏼👉🏼 É AQUI QUE O VEDANTA ENTRA e nos sacode, torce, enxágua e roda e faz-nos chegar à conclusão de que nem sempre podemos botar a culpar dos nossos problemas nos outros e muito menos no coitado do Mercúrio ☿ Retrógrado. 

Precisamos alcançar e extrair a nossa própria força interior e incondicionalmente confiar em nós mesmos.

A depressão pode ser um subproduto pesado do Sade Sati. No entanto, se concentrarmos nossas energias em esforços significativos sem forçar muito o reconhecimento ou o apoio dos outros, então poderemos reprogramar essa tendência ou a inclinação para uma atitude de tristeza e desgraça. 

Saturno nos lembra da realidade e da necessidade de maior autodisciplina. Reorganizar a área da vida representada pela casa ou ponto pessoal de que Saturno está “batendo” sempre vai levar a grandes recompensas. 

Uma observação importante: O Sade Sati não nos assola completamente. Em vez disso, eles nos atrasa, nos força a viver no aqui e agora. Nos impede de assumir riscos desnecessários e nos ajuda a construir e estruturar nossas vidas de maneiras que vai nos beneficiar mais tarde. Garantido!

É interessante considerar os trânsitos e temas que percorreram nossas vidas antes do Sade Sati. Se os trânsitos de Saturno vierem logo após um período com um tema de Júpiter, poderemos nos sentir particularmente atingidos também. Pode ser que o período de Júpiter nos tenha levado a gastar mais ou a ignorar nossos princípios básicos. Daí vem o Lord of the Rings, o Shani Deva 🔱, para “corrigir” aquela situação e nos força a encarar nossas realidades pessoais. Assim, é útil considerar o contexto das nossas experiências recentes e passadas.

Devemos também olhar para a posição de Saturno em trânsito por Casa, os Signos do Zodíaco e o Nakshatra envolvidos e a condição do próprio planeta/ponto pessoal. O segundo ano e meio do Sade Sati, quando Saturno transita o Saturno Natal, por exemplo, nós passamos por eventos e circunstâncias particularmente poderosos, que se manifestam de forma transformadora. 

No Sade Sati com a Lua Natal o impacto é muito mais sentido no campo emocional. 

Já o Saturno no Ascendente se manifesta num conjunto mais complexo de circunstâncias e atitudes que podem ter um impacto maior do que na Lua ou Saturno Natal.

Saturno nos ensina sobre o valor da moderação e cautela. Talvez a melhor maneira de "lidar" com o trânsito de Saturno para os planetas e pontos pessoais seja evitar de fazer coisas que resultam nessas lições. Precisamos aceitar que, neste momento da sua vida, as coisas vão se mover bem mais devagar (até mesmo no ritmo de um caracol). 

Saturno quer que trabalhemos, por nossas energias em projetos práticos, úteis e significativos, e viver no aqui e agora. Este período da vida é um momento para construir uma base sólida. Entenda que a moderação neste momento é necessária para o seu crescimento espiritual e também para o seu corpo físico. 

Evite culpar os outros ou circunstâncias onde você está agora porque isso só alimenta mais ainda os sentimentos de melancolia e raiva e você novamente veste a carapuça de vítima. Saiba que esse período em sua vida, enquanto temporário, é um período para aprender sobre seus limites pessoais e sua força interior. 

Preste atenção nestas à medida que você avança nos seus estudos de Vedanta, porque como você lida com a sua vida agora fará toda a diferença no próximo Sade Sati.  Se você não aprende no seu 1º Sade Sati, o 2º vai ser mais punk! Eu vi isso acontecer múltiplas vezes. 

Saturno exige simplicidade, definição, realismo e verdade onde quer que ele passe. Saturno invoca um desejo pelas qualidades daquele Signo que habita ou transita. Ele “afeta” os atributo daquela Casa onde Saturno está. E isso pode ser angustiante se formos impacientes por natureza ou se quisermos resultados instantâneos. Saturno leva seu tempo, e isso É BOM! Com Saturno, só podemos chegar a um lugar saudável e equilibrado, se nos entregarmos a ele, completamente.

No Sade Sati, o desejo de ganhar e ficar no controle é mais presente, e daí tentamos controlar as pessoas em nossas vidas através da informação que compartilhamos com elas, ou através de sistemas de crenças, impondo nossas idéias aos outros, mas é uma tendência que devemos tentar evitar. Essa é uma tendência viciosa, egoísta e traz um sentimento de angústia, frustração e até violência. Mesmo que não tentemos conscientemente evitar esse tipo de comportamento, as circunstâncias serão tais que esses comportamentos sejam punidos de alguma forma ou, no mínimo, logo perceberemos que não há recompensa para eles. Eventualmente e idealmente, entendemos que somos apenas nós quem podemos controlar.

Saturno exige definições, estruturas e compromissos. Mas para muitos de nós, assim que algo é definido, estruturado ou comprometido, podemos nos sentir enjaulados, presos ou limitados. Saturno ensina que a liberdade não é sobre escapar de nossas responsabilidades nem sobre quebrar todas as regras. Saturno nos mostra que nós crescemos através de nossos fracassos tanto quanto, ou talvez mais do que, nossos sucessos. Este é um momento para abandonar as atitudes derrotistas, vitimizadora, que nos bloqueiam, reconhecendo exatamente onde estamos exagerando em nossas expectativas, e encontrando novas maneiras, mais autênticas, de nutrir a fé, esperança e visão. 

No Sade Sati, Saturno nos faz ver onde somos excessivamente confiantes, desleixados, controladores e excessivos, e como essas coisas acabaram contribuindo para a estagnação, frustração ou a decepção.

O Sade Sati nos ensina sinceridade e autenticidade. Esse é um dos melhores períodos para se obter ajuda de mentores ou de autoridades íntegras e honestas. 

O lema de Shani Deva é “qualidade sobre quantidade”. Use esse ciclo para se concentrar e desenvolver você mesmo. Desta forma, você adiciona intencionalidade e profundidade na sua vida. Para realmente se beneficiar e aprender com esse período, precisamos aceitar que algumas opções podem ser limitadas, a fim de desfrutar de uma vida mais simples e gratificante.

Quer saber se você está passando ou quando irá passar por um Sade Sati? E quais os rituais que você pode fazer para facilitar o entendimento das “lições” de Saturno? Existem Yagyas ou algum ritual de mantras para ajudar? 

Sim, tem. Marque sua consulta comigo e descobriremos juntos!

www.vedantalife.as.me
www.astroshakti.blog.br
shakti@astroshakti.com

🙏🏼Hari ૐ,

~Shakti